Wednesday, June 6, 2007

15.000 kms!

Assim por alto...
Será esta a distância percorrida: 15.000 kms!!
9 Países visitados (ou 11, ainda não é certo).
O que dá uma coisa mais ou menos parecida com esta:

(Ficou liiiiiiiiiiiindo, não ficou? Até era para fazer uma t-shirt eheheh)
Eventualmente, haverá uma rota traçada por cima do Luxemburgo, Suiça e Sul de França... talvez...

Mas vamos aos pormenores.

A ida:

1º dia: 15 de Junho de 2007, bem cedo... ou não...
Saída de Pombal, Vilar Formoso, Salamanca, San Sebastían e 1ª dormida, em Biarritz, Dax ou ainda um pouco mais à frente, mas com mais confusão, Bordéus.

2º dia, objectivo Dinant (Bélgica), para 2ª noite, e visita a um casal amigo.
A passagem por Paris será, porventura, uma das etapas mais difíceis da viagem... senão mesmo, A mais difícil, devido ao trânsito. Mas não há-de ser nada. Allonz y vite!

3º dia, travessia da Bélgica e da Alemanha onde, apesar de não existir limite de velocidade, obriga a redobrar a atenção quando se circula na faixa da esquerda.. ou não... DESTROÇE!!

Chegado a Hamburgo, rumo a Norte, entrando na Dinamarca, para passar a 3ª noite em Odense.

A partir do 4º dia... começa a verdadeira viagem!

Passagem da Dinamarca para a Suécia por um túnel que mergulha no mar, e volta à superfície a meio do canal!! (vejam no Google Earth - fabulosa obra de engenharia! E o Terreiro do Paço a meter água por todo o lado. Tal tristeza...)

Uma vez na Suécia, em Malmo, direcção a Joenkoeping e depois, Estocolmo, para depois seguir sempre junto à costa até à Finlândia (Lapónia).

Na Escandinávia, e devido a certos e determinados factores (com destaque para o preço da gasolina, e as elevadíssimas multas por excesso de velocidade - nas autoestradas... 100kms/h!!!!!), o ritmo será bêm más dvagarinhooo... mas mêêêêêsmoooo bêêêêmm más dvagarii.... Por isso, o mais provável serão duas dormidas na Suécia... ou então apenas uma, e outra na Lapónia: renas… duendes... Pai Natal… Círculo Polar Ártico!

A travessia da Finlândia também vai ser um desafio, pois segundo consta, postos de combustível, só de vez em quando... lá loooooooonge...
Em contrapartida, renas não vão faltar!

Com a entrada na Noruega, começam a aparecer placas de sinalização: Nordkapp? É já ali... a uma légua da aldeia... ou não...
A dormida ainda não está muito bem definida naquele local, mas as hipóteses variam entre alguns parques de campismo com bangalôos, ou hotéis da cadeia Rica.
Tudo dependerá do frio que se fizer sentir... e do vento... ah: e dos preços ; )
Não esquecer que não haverá noite!! Duas ou três horas, no máximo, de lusco fusco (vá, venha de lá a piada aos Fedorentos...).

Acampar ainda foi tido como a melhor opção (pois nestes países pode-se acampar em quase todos os locais, desde que se respeitem algumas regras), mas isso implicaria levar mais carga.
O regresso... Noruega abaixo... curva... contracurva... a desfrutar as Fiordes...
E, tendo em conta que são cerca de 2150 kms só até Oslo, dará umas três dormidas naquele país.

Uma das paragens que me parece inevitável, será em Trondheim (a meio da Noruega), para uma revisão da mota, e uma quase certa troca de pneu traseiro.

De Oslo, de novo até Malmo, mesmo caminho de regresso até à Bélgica para, consoante o tempo que resta, fazer novamente Paris - San Sebastián - Pombal OU, Luxemburgo - França - Suiça - Sul de França - Barcelona - Madrid - Évora - Pombal... tem tudo a ver, certo?

Relativamente aos comes & bebes…
Das minhas viagens (a solo e em grupo - abraço ao pessoal das BM's - os dois TC's e o Nuno, FJR's - Carlos e Nuno, e aquele sr. que adormece ao volante da Pan -sr. Luís), tendo em conta

que vou em Junho (forte canícula), em vez de um almoço demorado (não marchava agora umas tapas, umas canhas, um quejinho e uns enchidos... quiçá uma tortilha...ou até mesmo um solomillo com um tinto del Duero? OLÉ!), vou optar pela bela da sandocha regada com uns sumos e iogurtes, que pesam menos no estRomago.


Uma vez que já conheço Espanha e França, farei os possíveis para apenas demorar um dia a atravessar cada um desses países para, ao 3º, estar já na Dinamarca. A travessia da Espanha é sempre um sacrifício, pois são intermináveis kms de autoestrada, sempre com o punho direito na mesma posição, com paragens apenas para abastecimento e esticar as pernas. Para além do calor sufocante. Serão 3 dias a um ritmo mais elevado, mas nada que um bom duche e uma boa noite de sono não resolvam.

Só uma informação:
dia 26 a 30 de Junho: Festival de Música em Hove (perto de Oslo)!!
www.hovefestival.com
Só assim por alto: Slayer, My Chemical Romance, Amy Winehouse, Arcade Fire, Kaiser Chiefs e Damian Rice.