Wednesday, June 6, 2007

Preparativos

Ainda estava de regresso a Portugal, vindo da Croácia (em 2003), e já estava a planear a próxima viagem... quiçá, outra vez sozinho... quiçá, ainda mais longe...

Mal cheguei, foi só olhar para o mapa... e escolher o destino.
Assim de repente, o Cabo Norte (Noruega), pareceu-me um destino simpático: não ficava assim tão longe como isso (começo agora a pensar o contrário, mas já é tarde demais...), poderia (numa só viagem) conhecer bastantes países, e atingiria o ponto mais a Norte da Europa.

Após muitas surfadas, algumas conversas e trocas de ideias noutros blogs (www.motonline.pt, http://fjr.pt.vu, http://pierre.inazores.com e www.ducaticlubportugal.com), ficou mesmo decidido que seria Norkapp o destino da viagem.
Ainda houve amigos que quiseram fazer a viagem, mas que, diferentes razões e muita pena minha, não me poderão acompanhar. (GRANDE abraço ao Alex, João, Carlos e Nuno)

Quanto aos preparativos propriamente ditos, apenas nos quatro dias que antecederão a viagem é que prepararei as coisas como deve de ser (em termos de revisão da mota, equipamento, roupa etc etc), uma vez que me encontro nos Açores e, aqui, apenas me posso dedicar ao planeamento da rota.

A viagem será efectuada ao meu ritmo, sem pressas, sem horários.
Nunca fui muito apologista de viajar com "marcações", pois muitas das vezes os planos sofrem alterações, e acabamos por demorar mais tempo do que julgaríamos em algumas situações, o que nos obriga a tentar recuperar o tempo perdido e a correr riscos desnecessários.

Assim... apenas vou levar um mapa da Europa (já com uns anitos, nada de GPS's nem Notepads: aventura é aventura!!), o telemóvel, Multibanco & Visa, Guia dos Hotéis Accor (espalhados um pouco por todo o lado, a preços acessíveis, se bem que na Escandinávia, os parques de campismo serão uma opção a considerar, uma vez que dispõem de bangalôos) e, claro, o imprescindível leitor de MP3!!

Quanto à indumentária... aí é que vão ser elas!
Junho. O calor já se começa a fazer sentir. Pelo menos até à Alemanha, pois daí para cima, as temperaturas começarão a ser mais amenas... provavelmente com alguma chuva à mistura...
Para evitar levar a casa às costas (para além dos homens serem bem mais práticos do que as mulheres nestas situações... e em muitas outras... senão mesmo, em todas eheheh), optei pelo meu fato de cabedal (em vez da cordura), suprimindo logo assim uns quantos pares de calças de ganga.
Roupa interior e t-shirts q.b., mais uma ou outra peça de roupa mais quente, às quais se adicionam um fato para a chuva, umas protecções para as botas, está feito! Siga!!!

Por fim, a peça fundamental do plano: a mota!
Pensei... pensei... cansei-me... voltei a tentar... e então, fumo branco!!
Inicialmente, a ideia seria uma viagem com 3 motas: uma CBR600F, uma CBF 600, às quais se juntaria a minha 600zinha:

Mas (e há sempre um "mas"), como raio levaria a minha bagagem?!?!?!
Após várias tentativas, saíu algo assim:

Aparentemente, situação resolvida... não fosse o desconforto da tábua que é aquele assento!
Contudo, com as "desistências" dos meus dois companheiros, e apesar de continuar com vontade de levar a minha "namorada" italiana, resolvi levar a minha "amante" japonesa:

E prontoS... problema resolvido!
Dia 15 de Junho de 2007, verão esta "menina" saír de Pombal, em direcção a Vilar Formoso, e daí, sempre para cima até acabar a estrada (literalmente)!!
Ahh!! E eu vou a conduzi-la!!!

Saudinha da boa!!