Monday, June 25, 2007

9º dia: Nordkapp - Navrik

Acordei cedo, para voltar ao Nordkapp.

No estacionamento do hotel, travei conhecimento com o casal espanhol da BMW: eram de Murcia, muitíssimo simpáticos. Iam fazer o circuito dos Fiordes, e naquela manhã rumavam até Alta para visitar o museu daquela cidade.



Abrazo Asensio e Estefania!!
http://www.bmwmotos.com/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1184273914

Ainda a uns quilómetros, cruzo-me com um ciclista... Afinal, ainda havia alguém mais maluco do que eu...





Devo confessar que, desta vez, chegar ao Nordkapp me emocionou mais do que na noite anterior... Talvez por haver pouca gente... talvez por se ver melhor (não havia uma núvem no ar)...
Passou-me muita coisa pela cabeça... a pontos das lágrimas me virem aos olhos...

De repente, ouço uns gritos... uns Yahoo's... era o ciclista que estava também a chegar...

Arrumadas as coisas na mota, decidi ir até à Esfera




Só lá estava uma pessoa: o ciclista!!
Chama-se Antoine, é francês, foi de avião de Paris para Oslo, e desta cidade, pedalou durante 3 semanas até ao Nordkapp!! Perguntei-lhe se costumava viajar de bicicleta, e ele disse que apenas a usava de vez em quando... nos fins de semana!! Isto é que é determinação!!



Quanto a mim... fica aqui a fotografia mais importante de TODA a minha viagem



(Nhoca nhoca!! Olha a bela da bandeira!!)

Dentro do complexo do Nordkapp, depois de compradas as lembranças, trocados os contactos com o Antoine, regressei à mota... estava rodeada de outras motas de muitos países diferentes: Itália, San Marino, Hungria, Alemanha, Holanda e Polónia



Nordkapp é de facto um marco para os motociclistas!

Estava a preparar-me para abalar, quando ouço um casal a falar com um motociclista italiano. E claro, lá diz o povo: algures no Mundo, por mais isolado que seja o local, há SEMPRE um português. E é mesmo verdade!!
Conheci o José e a Graça, um casal português, de Braga, que viajavam de autocaravana desde Abril, e só regressariam a Portugal em Agosto, de autocaravana.



Troca de contactos, já equipado, deixo para trás um dos locais que mais me marcou na vida... em vários sentidos...

Próxima paragem: Navrik!

O caminho de regresso foi igual até Russenes, pois só há uma estrada de acesso a Nordkapp.





(a melhor forma que encontrei para arrefecer-le-zio...)

Passagem por Alta (onde me voltei a encontrar com o casal espanhol), Skiboth e Andelv.

As montanhas estavam repletas de fogueiras... de inúmeros acampamentos à beira de àgua. Era a celebração do meio do Verão, como vim mais tarde a saber.



Perdi a conta ao número de carros estacionados junto à estrada. Olhando com mais atenção, reparei que nas encostas das montanhas e no meio das florestas, existe um sem número de casas em madeira, cabanas, às quais só se tem acesso por caminhos que mal se vêem no meio da vegetação. Pelo que me pude aperceber, 90% das casas da parte Norte da Noruega acabam por ser casas/cabanas de férias. E, se nesta altura do ano quase que passam despercebidas, imaginam durante o rigoroso Inverno... nem se devem ver!!

Outras situam-se mesmo nos fiordes, onde só se chega por barco. Os carros ficam assim meio abandonados... mas pelos vistos, o amigo do alheio não costuma passar por ali.



Outra coisa impressionante, é a força da àgua que corre pelas encostas abaixo, originadas pelo degelo. Chegam mesmo a criar rios com uma força assombrosa!!


Foi sem dúvida o melhor dia de toda a viagem...
E a chegar a Navrik, uma cidade já bastante grande, somava mais 750 km.
Noite passada no Quality Grand Hotel (cadeia de hotéis comparáveis à cadeia Accor).