Plano: Jonkoping - Estocolmo - Sunsvall... mas não foi bem assim...
Fartinho, mas tão fartinho de autoestradas (doí-me o pulso direito como ó catrino, sempre de vir a aceRerar!!), decidi saír de Jonkoping, fazer uns quilómetros de autoestrada, e depois improvisar por uma estrada nacional que passava por Orebro, e aqui, em vez de seguir para Estocolmo, seguia por Falun, Gavle e aqui ligaria de novo à autoestrada que me levaria finalmente a Sunsvall, e que vinha de Estocolmo.
Foi o melhor que fiz: paisagens lindíssimas, estradas com muito bom piso, não fosse a seca que são os limites de velocidade: 50/90/110... com direito a câmaras e tudo!!
Mas valeu a pena
As autoestradas vão alternando entre uma e duas faixas, quase parecendo as nossas estradas nacionais. As autoestradas chegam mesmo a passar por dentro de localidades e tudo... com cruzamentos... com malta de bicicleta... nada, mas mesmo nada a ver com as nossas (a foto de cima ilustra uma delas).
As casas são quase todas em madeira, e espalhadas por tudo quanto é sítio... sempre com grandes carros à porta!!
Poucas são as que estão abandonadas (acho que vou comprar esta e restaurá-la ; ), e quase todas tostentam a bandeira sueca asteada nos (sempre muitíssimo bem cuidados) jardins.
(pormenor de uma área de descanso: peixe todo feito com pecas de wv carochas)
Este é um dos sinais mais comum por estas bandas... mas até agora... népia...
Parques de campismo (aparentemente) bem equipados em todas as esquinas de forma a albergar as centenas, mas centenas largas de autocaravanas e caravanas que circulam pelas estradas: IMPRESSIONANTE!!!!
Outra coisa que é moda por aqui, são carros americanos antigos, restaurados como novos, a bUber kanhentos litros aos 100! Quando se passa por um deles, até se ouve a gasolina a escorer-lhes pela guela!!! Há mesmo um sem número de pick-ups a gasolina.
Estações de servico também não são preocupação, apenas com ponto negativo para a Shell (por aqui, ainda existe) que não aceita o Visa Electron.
Para terminar, foram 740 kms de um dia bem passado, com dormida no Ibis de Sunsvall, estrategicamente colocado no centro da cidade: recomendo!
Amanhã, talvez vá até à Finlândia, ver como param as modas ; )